Reflexões na metade de 2019

1.

“As pessoas dizem ah, mas a economia não está respondendo…” – do Ministro Paulo Guedes no O Globo de 15/05/19.

Respondendo a quê? O que foi feito para ela crescer? Nada foi aprovado. Nada foi modificado. A economia vai crescer com base da saliva, da expectativa, da propaganda, ou do sonho?

O problema é o Guedes. Não fez nada. Manietou o governo com toda a economia nas suas mãos e não apresentou planejamento nenhum. Sem planejamento, não se
alcança resultado.

Copiou o programa do PT para manter a crise, jogando a Reforma da Previdência novamente no Congresso. O rombo da previdência poderia ser coberto emitindo dinheiro – não precisa da reforma da previdência. O povo quer que acabe com a crise para voltar a ter trabalho e dinheiro para sustentar suas famílias.

 

2.

“Crise fiscal, fundo do poço. Guedes divide com o Congresso responsabilidade de reativar a economia” – texto publicado no O Globo de 15/05/19.

Essa declaração do Guedes deixa claro que não sabe ou não quer resolver o problema da economia e tenta jogar para o Congresso. A crise foi motivada por ações executivas do Ministro da Fazenda e somente o MF tem todas as prerrogativas para desfazer as medidas que levaram a crise. Será que ele sabe o que motivou a crise? A maioria dos economistas não sabe.

 

3.

“Cinco anos após o início da recessão, nenhum setor voltou ao nível pré-crise” – manchete do Estadão de 20/05/19, confirmando que nenhum indicador de atividade voltou ao patamar pré-crise.

Produção industrial – 18,7%; Varejo – 5,8%; Serviços -11,7%; Construção – 28,5%; Desemprego + 91% (13,4 milhões de trabalhadores); PIB – 4,9%; PIB per capita – 8,8%.

É isso que o povo não aguenta mais e todos os indicadores poderiam ser revertidos com ações competentes e imediatas do Governo. Se agir rápido o pais decola em 6 meses e o custo de vida cai para a metade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s