Guedes Sensacional

“Redução do preço do gás pela metade em 60 dias.” – Matéria paga publicitária colocada no Whatsapp em 23/05/19.

Qual é a sua Ministro Guedes? Está tentando enaltecer sua imagem de Salvador da Pátria por ter ideias geniais para resolver os problemas?

Agora você começou a falar de economia comercial/industrial, assunto desconhecido dos economistas, inclusive de você e dos assessores que você nomeou, e é aí que estão os problemas do país estagnado, todos por culpa de seu Ministério.

Só ouviu falar do setor petrolífero e já saiu comparando com os preços internacionais.

No Brasil o gás custa 12 dólares por BTU. No Japão e na Rússia, que não têm petróleo, custa 7 dólares. A Rússia é um dos maiores produtores de petróleo e abastece o consumo de gás europeu ao custo de 7 dólares/BTU, porque esse é o preço dos derivados da extração de petróleo.

Nos EUA, o custo era de 7 dólares/BTU até começarem a extração de gás com um pouco de petróleo do xisto betuminoso abundante nos EUA. Todo o processo de produção é muito menos custoso e jogou os preços do gás para 2 a 3 dólares/BTU. Sabia que no Brasil era 7 dólares? E com esse preço nossa indústria de vidro produzia 98% das necessidades nacionais? Hoje essa indústria precisa importar 22% e já fecharam várias indústrias.

Foram as Fazendas Federais e Estaduais que aumentaram os impostos elevando o custo para 12 dólares/BTU, simplesmente porque queriam mais dinheiro. O povo, com mais desemprego e menos arrecadação, que se lixe.

O Ministro Guedes afirma que em 60 dias o preço do gás cairá para a metade. Não vai cair. Os maiores impostos são dos Estados e estes, quebrados como estão, não abrem mão de nenhuma receita. Não existe monopólio. Como vão eliminar os impostos que incidem sobre o gás? No Rio de Janeiro, a conta mensal tem 39% de imposto sobre o preço do fornecimento. Na energia elétrica, tem 36% de imposto. Energia é um bem que ninguém pode deixar de pagar – e é insumo imprescindível da produção. Sem energia, cortam o fornecimento, porém todos os governos se concentram em aumentar os impostos até onde podem. Foi o aumento do combustível que desesperou os caminhoneiros, mas ninguém assume o que fez e nem recuou do aumento. Agora, o inovador da “energia barata” garante que o gás ficará pela metade. Se não cair, vai renunciar ao Cargo? Se não renunciar, vai receber a chancela de MINISTRO IRRESPONSÁVEL?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s