O Governo deve ficar atento

Parem de vender o mercado do país!

Precisamos dele para voltar a produzir para atendê-lo, gerando de volta os empregos destruídos.

O Estadão de 09/02/19 publicou a seguinte nota:

“Queda de braço. A Ministra da Agricultura Tereza Cristina tentou convencer o Ministro Paulo Guedes a prorrogar por seis meses a barreira tarifária para a importação de leite em pó. Até agora não conseguiu.”

“Timing, A queda dessa barreira tarifária contrariou, e muito, a forte bancada ruralista do Congresso. O Ministro Paulo Guedes não nos ouviu sobre o antidumping e vai querer ser ouvido sobre a Reforma da Previdência? Provocou o Deputado Domingos Savio do PSDB de MG.”

Comentários de quem operou no mercado brasileiro por 60 anos:

1. A atitude do Guedes é típica de quem foi pressionado por políticos internos ou externos e aceitou. Não podia aceitar. Como Ministro da Economia de um país praticamente falido, autorizar ceder mercado brasileiro a países estrangeiros vai gerar mais desemprego e mais miséria. Foi o que o Mantega fez com as portarias do MF abrindo nosso mercado depois de elevar o custo Brasil a 37%. Sem poder competir, foram destruídas 225 mil empresas, gerando 13 milhões de desempregados.

Há uns 50 anos, os EUA inundou o nosso mercado de leite em pó. Resolveu problema de excesso de produção deles e a ajuda do Brasil nos custou dólares que na época não tínhamos para nossas importações. De forma semelhante ofereceu o excesso de produção de trigo barato, o governo aceitou e isso durou uns 10 anos. Acabou com a produção de trigo no país.

Passamos para soja e o Mercosul com imposto zero garante à Argentina exportar para o Brasil 5 milhões de toneladas de trigo. É com esse dinheiro que está comprando automóveis no Brasil. É o Mercosul que está segurando nossas exportações e o MF ainda não conseguiu destruir isso também, mas falam em acabar com o Mercosul e fortalecer a OMC, que é instrumento dos grandes países levarem vantagem sobre os pequenos países. É preciso ser muito vira-lata para servir a governos estrangeiros sendo pagos pelo povo brasileiro. Na conjuntura de hoje, cada país cuida de si e enfrenta todos os tipos de ataques comerciais como dumping, triangulação para contornar o dumping, reduzir o frete a quase zero para ter preço, desvalorizar sua moeda para tornar seus produtos mais baratos, subsidiar preços. Tem de tudo e da maioria dos países.

Leite é Agro e nosso Agro está competindo com o mundo todo. Os países do mundo, todos, querem espaços no nosso mercado interno porque há excesso de produção generalizado. Se não estamos competindo no leite em pó, é porque o custo-Brasil está no limite, e quem o colocou aí? O Ministro da Fazenda. Foi o responsável? Assuma o mal feito e coloque a alíquota de importação do leite em pó em 30%. Ele ainda tem poderes para isso, mas o Congresso deve cancelar definitivamente a Lei 8.036, sancionada pelo
Collor em 12/04/90 que, pelo artigo 8º, dá poderes ditatoriais ao MF para alterar com simples Portaria o imposto de importação de qualquer mercadoria. A bancada ruralista deve liquidar essa Lei por ser inconstitucional e tira a prerrogativa do Congresso. A Constituição estabelece que a criação de impostos só com lei específica do Congresso.

2. O embaixador Araújo foi indicado pelo filósofo Olavo de Carvalho, que apoiava o Bolsonaro durante a campanha. Ele tem o direito de apoiar quem quiser, mas com certeza não apoiou financeiramente o Bolsonaro. Tudo indica que, ao se colocar como lobista em Washington, arquiteta negócios do governo americano aprováveis pelo governo
Bolsonaro, de modo que possa levar uma comissão para continuar a se manter nos EUA onde mora há 15 anos. O Trump disse o que quer: exportar trigo americano para o Brasil com imposto zero. Imposto zero é o do Mercosul. Ele quer destruir o Mercosul e ir ocupando cada vez mais o mercado brasileiro.

General Mourão! Prepare-se para enquadrar essa canalha. D. Tereza Cristina: fique atenta e o Deputado também!

Quanto menos poder ditatorial de membros inexperientes ou coniventes do governo, mais rapidamente o país voltará a poder trabalhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s