Política externa do Brasil

A Constituição, no Título 1 “Dos Princípios Fundamentais” estabelece no seu Artigo 4º:

– A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios.
I – independência nacional
II – prevalência dos direitos humanos
III – autodeterminação dos povos
IV- não intervenção
V – igualdade entre os Estados
VI –defesa da paz
VII –solução pacifica dos conflitos
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade
X – concessão de asilo político
Parágrafo Único – A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina visando
a formação de uma comunidade latino-americana das nações.

Recentemente o Bolsonaro fez referência ao Trump. Como pessoa física, todos os seres humanos têm livre arbítrio e pensam como quiserem. Ao pretender transformar suas ideias em ações tem que assumir as responsabilidades pelas suas consequências. Não pense ele que não vai sofrer críticas de todos os lados. Ao anunciar a fusão do Ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente foi duramente criticado por um desqualificado “presidente da associação dos ruralistas” pela ideia formulada e o Bolsonaro recuou e vetou a decisão.

Não copiou Trump e cedeu à lei dos políticos brasileiros – o tradicional raciocínio “me apoiou na eleição tem direito a participar do botim”. O Ministério do Meio Ambiente foi criado para ajudar a parar o desenvolvimento do país e coletar propina para o PT em todas as suas áreas de atuação. Eles são contra os ruralistas desmatarem, mas a propina impede que vejam a destruição anual de áreas absurdas de nossas florestas e ainda emitem licença de exportação de espécies proibidas resultantes da devastação.

Para poder administrar com cobrança de resultados e correção dos conflitos, é necessário nomear um Ministro Executivo e dois secretários, dizer o que o país espera da atuação deles e cobrar.

Se não alcançou os resultados, demite e nomeie outro. O Ministro tem tempo e é o fiscal de todas as atuações dos Secretários. Um imbecil ainda fala em acabar com o acordo de Paris. Esse é
um acordo assinado pelo Governo Brasileiro, não é uma concessão do Presidente e muito menos de negociantes. Só a maioria absoluta do Congresso poderia propor aos demais signatários do acordo sua saída.

Chega de irresponsabilidade!

Agora o Bolsonaro escolheu o diplomata Ernesto Araújo como novo Ministro das Relações Exteriores. É impressionante como o governo PT destruiu a formação dos diplomatas brasileiros. Era muito difícil se candidatar e se formar na carreira diplomática. Todos tinham cérebros desenvolvidos e posições claras da profissão. Como pode agora surgir um embaixador expondo ideias mirabolantes sem o menor sentido e visionárias. Esse cara é louco, ou usa textos grandiloquentes para se apresentar como culto. Isso só cola para mais ignorantes do que ele.

Os militares têm uma formação cultural séria e ética e com certeza não são responsáveis por essa indicação. Só pode ser política, sinônimo de irresponsabilidade e incompatível com as atribuições do Poder Executivo que, ao tomar posse, vai jurar cumprir a Constituição.

O povo, através de 580 de seus representantes na Constituinte definiu logo na primeira página da Constituição a política externa do país. O governo, nem ninguém do governo, pode ter política externa própria. Todo Governo (Executivo) tem obrigação de cumprir o estabelecido na Constituição, a política externa como transcrita no início desse artigo.

Se não quiser cumprir, que renuncie, ou seja processado pelo Senado e demitido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s