Converteram o Dr. Levy também em enganador

Resposta aberta ao artigo do jornalista José Paulo Kupfer. Essa resposta vai aberta ao público para evitar que nossa sociedade seja enganada mais uma vez (referência ao artigo no O Globo de 16/10/1015).

  • “Estamos no meio de uma crise para ninguém botar defeito que mina as esperanças de que tão cedo os dias podem ser melhores”

Não sei se é marketing do Governo manter o país nessa crise para dar tempo de celebrar a volta do Lula como salvador da pátria em 2018. Continuam com a tática de esconder, ora parte da verdade, ora falseando a verdade toda. A crise da economia aflorou com o início desse mandato de Dona Dilma. O primeiro mandato havia conseguido terminar com PIB zero, inflação em 6% e investimento zero.

Com a enganação programada, ninguém se apercebeu que a economia estava caminhando para essa situação desde a metade do primeiro mandato. Como não fizeram nada para adotar uma regra do jogo para a economia, que havia sido desfeita pelas 183 portarias do Mantega quando Ministro da Fazenda, a situação continuou a se deteriorar. Repare que todos os meses deste ano a arrecadação cai, o PIB cai e o investimento continua zerado. E já se passaram 9 meses sem qualquer medida corretiva.

A partir de janeiro começaram as consequências: desemprego crescente, indústria e lojas fechando. Logo no início aumentaram todos os impostos que não dependiam de autorização do Congresso. Imposto é custo. Isso fez a inflação dar um salto para 9,5%. O Governo não tem competência para administrar. Sempre foi naquela de “dá mais dinheiro que eu concerto o que está errado”. Não sabem consertar e voltam a pedir mais dinheiro. Tem sido sempre assim e agora não é diferente.

Como a arrecadação não para de cair, avançaram no Fundo de Aposentadoria do INSS inventando a desoneração das folhas de pagamento para transferir para a receita o que as empresas pagam de INSS. O Governo não tem permissão legal de tocar no Fundo de Aposentadoria. Essa pedalada foi implementada pelo Mantega para ter mais dinheiro na mão e bancar a eleição de Dona Dilma. Mantiveram o mesmo sistema porque agora a receita encurta todos os meses e eles precisam pagar as contas. Mas quem vai repor o dinheiro desviado do Fundo de Aposentadoria?

Aí vem a chantagem em cima do Congresso: aprovar a CPMF para o Governo poder pagar os aposentados. Que descarados!

E o Levy, que tinha algum respeito de todos, entrou nessa chantagem com convicção para dar aparência de verdade. E o mesmo grupo continua enganando afirmando que, quando resolverem o problema fiscal, voltará a confiança dos empresários no mercado.

Ora, a solução fiscal resolve o pagamento das contas do Governo. Com isso, dá para eles levarem essa crise até 2018. Se for aprovada a CPMF, teremos outro imposto mensal, e como imposto é custo, significará que a inflação vai subir todos os meses. E pedem a CPMF por 4 anos, exatamente o tempo de cobrir totalmente esse mandato da Dona Dilma. A inflação vai passar de 30% nesse período.

Só que, como o investimento continuará zerado, a economia continuará se deteriorando. O investimento zerou porque não há segurança jurídica para se investir no país.

Basta ler meu artigo Como sair dessa crise. Afirmar que com o ajuste fiscal aprovado voltará a confiança na economia e recomeçará o crescimento é uma mentira deslavada para ver se a sociedade brasileira aceita essa jogada de safados. E os brasileiros que se danem sem emprego, sem dinheiro (que está sendo comido pela inflação), com as aposentadorias reduzidas a um salário mínimo, sem perspectiva de crescimento pessoal e dando a nossos jovens esse exemplo de um Governo sem ética, sem decência, sem pudor de mentir deslavadamente, de prometer sem realizar, de ensinar como se rouba o país.

Você caiu na falácia do Levy/Barbosa. É típico. Quando a incompetência e safadeza não consegue convencer, basta fazer um relatório de 16 páginas para enrolar bastante, e com isso transmitem em duas linhas a mensagem enganadora que querem. Do seu artigo: “Numa defesa do ajuste fiscal que Levy tenta executar com ênfase na necessidade de elevar a carga tributária em reequilíbrio fiscal e retomada da economia.” Como a economia vai deslanchar com investimento zero? E considerando que esse investimento vai continuar zero até que seja restabelecida a segurança jurídica dos investimentos? O investimento não tem qualquer ligação com problema fiscal.

A resposta correta do Congresso é mandar a mensagem de volta para o Governo: “O Governo criou o problema. Ele que resolva. Para pagar as contas, reduza as despesas até atingir o equilíbrio.”

É isso que fazem todos os países e todas as empresas com problemas de falta de caixa. Isso não é problema do Congresso, que é legislativo não executivo. O sofisma que as crises de 1999/2000 e 2003/2004 se deram com um quadro econômico frágil, não é verdade. A economia na época se conduzia dentro de uma regra consolidada de jogo industrial. Quem interferia era o Governo, gastando desenfreadamente gerando inflação, mas sem mudar as regras. Agora não temos mais sistema tributário nem regras para os investimentos. Temos, sim, uma quantidade enorme de dólares em reserva no Banco Central constituídas pelo Dr. Henrique Meirelles quando Ministro da Fazenda, exatamente para dar suporte estável para a economia. O PT já meteu a mão em todos os recursos do país, só faltam essas reservas do Banco Central. E eles estão de olho nelas.

O Governo precisa do Dr. Levy para atuar politicamente, convencendo os Congressistas a aprovar a CPMF. Uma vez aprovada, ele será descartado como o responsável pela crise econômica que assola o país. É como o PT costuma agir, jogando sempre os erros para outros. Com isso talvez consigam levar a crise até 2018.

O Mantega, Ministro da Fazenda do 1º mandato de Dona Dilma, desarticulou toda a economia e deu no que deu. Quem fez o erro que o conserte. Se não têm competência para assumir os cargos para os quais se candidatam, iremos continuar vendo essa política nojenta estampada nos jornais diariamente, enquanto continuam a sacrificar o povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s