Carta a Miriam Leitão

Referência: artigo “Carga Pesada” publicado no Globo de 25/06/2015.

 

Prezada D. Miriam Leitão,

Considerei importante lhe escrever esses comentários para que chegue à sociedade através do meu BLOG.

Quem jogou a inflação como responsabilidade do Banco Central foi D. Dilma na política do PT de jogar a culpa de qualquer desvio negativo da administração para a responsabilidade de outros. A causa principal da inflação é o Governo gastar mais do que arrecada. E foi só o que D. Dilma fez e ainda faz no período de sua presidência. A inflação continua aumentando. O Banco Central nada tem que ver com isso. O único recurso que tem disponível é aumentar os juros para frear a economia. Mas esta já está parada e o resultado desses juros elevados tem sido zero.

O Banco Central foi usado pelo Governo como auxiliar para conseguir chegar ao caos na economia. Conseguiram levar o país a esse caos. Em qualquer país o Banco Central é o guardião da Moeda. Aqui ele converteu a moeda em jogo de azar. Durante sua gestão, o dólar primeiro se desvalorizou a R$1,60 para destruir as exportações das pequenas empresas impedidas de competir com esse valor do dólar e o manteve assim para eliminar qualquer esforço de recuperação. Gastou 2 bilhões de dólares por ano com a compra de brasileiros no exterior, o que nunca preocupou o Governo porque estava sendo pago com nossa reserva de dólares acumulada pelo Dr. Meireles no Banco Central.

Em terceiro lugar, o Ministro Mantega permaneceu utilizando uma lei do Governo Collor que dava autorização para alterar os impostos de importação e a Constituição de 1988 que permite ao Governo Federal alterar os impostos. Também emitiu 183 portarias reduzindo o dólar de importação para que os produtos estrangeiros pudessem ser vendidos no mercado nacional mais barato que os produtos aqui fabricados. A Lei Collor nunca foi utilizada até o primeiro mandato de D. Dilma e o código tributário existente foi mantido até ser destruído pelo Mantega. Fazer investimento sem saber se os impostos previstos para os custos vão ser os mesmos, ou se o MF vai emitir alguma portaria destruindo as perspectivas de retorno do dinheiro aplicado? Ninguém entra nessa! É a razão do investimento zero. E não existe mais empresário com espírito selvagem. A incompetência selvagem é só no Governo.

Não podendo competir no mercado interno contra os produtos estrangeiros e com as exportações destruídas, começou a destruição da indústria brasileira. E o PT conseguiu a parte principal de sua estratégia: levar a economia a investimento zero e PIB negativo. Creio que esqueceram que é a indústria que fornece a maior parte dos impostos recolhidos pelo Governo.

Com a destruição da metade da indústria, a arrecadação não pode pagar as contas. A solução foi apelar para o Bradesco, e acabou indicando o Dr. Levy para ver se dava credibilidade a um Governo de ladrões do dinheiro público. Nada do que o Dr. Levy fez até hoje vai parar a destruição da economia, plantada pelo Mantega. Pode verificar mensalmente: está cada vez pior. O Levy só esta se dedicando a ver se consegue recursos para pagar as contas.

Nenhuma ação foi tomada em relação à micro-economia, como a definem os economistas. Não foi emitida nenhuma portaria desfazendo o que o Mantega fez. E a economia continua deteriorando. Talvez sem perceber, porque não é um político, Dr. Levy está continuando a destruição da economia para que Lula possa aparecer como o salvador da pátria em 2018! E ele já está anunciando isso ao criticar o PT e D. Dilma, todos do mesmo grupo dele. Como sempre, mais enganação.

A Senhora afirma que não adianta o Banco Central aumentar a SELIC se o Congresso continuar aprovando aumento de gastos. Até agora, quem tem aumentado os gastos todos os meses é o Governo da Dona Dilma. Numa crise financeira, qualquer administração eficiente procura aumentar a receita e reduzir despesas. No entanto, Dona Dilma bloqueou qualquer redução de despesas do Governo. Estão reduzindo despesas do orçamento que seria para os serviços prestados ao povo e mesmo assim está faltando, o que está obrigando a aumentar impostos. Já aumentaram vários. Acontece que imposto é custo para as empresas, e como tal tem que aparecer nos preços. E está aparecendo, como se vê com a inflação subindo. Isso nada tem a ver com o Banco Central, que está fazendo suposições sem nenhuma base técnica que as suporte. São um bando de capachos do Governo do PT.

O Congresso que agora opera independente, precisa fazer uma PEC dando autonomia ao Banco Central. Esse Banco é responsável pelos juros no país e permite que os Bancos cobrem 300% de juros dos cidadãos. Basta o pobre coitado deixar de pagar uns 3 meses e os juros já se tornam  impagáveis, tornando metade de nossa sociedade uma escrava financeira dos Bancos. Onde está o capitulo IV do Sistema Financeiro Nacional, artigo 192 da Constituição de 1988, com as bases da Lei de Usura que sempre existiu nesse país? Desapareceu com a emenda constitucional n°40 de 2003 já com o Governo Lula e um Congresso comprado.

O parágrafo 3º do artigo 192 estabelecia que “As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão do crédito, não
poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima desse limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar”.

Ora, em vez de regulamentar a Lei como manda a Constituição, a emenda acabou praticamente com o capitulo todo. E desde aquela época os Bancos cobram do povo as doações que fazem para as campanhas do PT. E o que faz o Banco Central contra esses agiotas oficiais? Nada! Os agiotas particulares se sentem satisfeitos cobrando 10% por mês. Os bancos, além de agiotas são também escorchadores.

Cobram 25% por mês e não têm vergonha disso. Repare na recente declaração do Dr. Roberto Setúbal, presidente do Itaú publicada no Estadão: “com a economia praticamente com crescimento zero, o banco crescer 15 a 20% é bastante bom”. Sim, é ótimo para a agiotagem deslavada, e péssima para o povo e para o país.

Esse Roberto não é sério como o Dr. Olavo Setúbal, que eu conheci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s